terça-feira, 5 de outubro de 2010

O "Corpo Inclusivo" é um projeto da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor e tem como principal objetivo oferecer as pessoas com deficiencia um vivencia em arte, por meio da dança, da musica, das artes plásticas e do teatro, uma tentativa de incentivar a inclusão de pessoas com deficiencia na arte, tendo em vista que a arte é sem dúvida um importante veículo inclusão social, troca de informações, luta de classe, etc. A idéia do projeto é oferecer na Casa da Cultura de Teresina aulas permanentes de dança, teatro e artes plásticas, e no Palácio da Musica aulas permanentes de musica, (coral e pífano) ambas voltadas para pessoas com deficiência (visual, auditiva e física). Temos garantido espaço adequado para desenvolvermos as aulas e criações, pois também é objetivo do projeto exibir material desenvolvido durante as aulas e dessa forma prestar contas do projeto de forma criativa e inclusiva. A escolha da casa da cultura e do palácio da musica são também estratégicas pois nesses espaços já são desenvolvidos inúmeras ações sólidas de muito sucesso, por exemplo, o Balé da Cidade de Teresina e a Orquestra de Teresina, o projeto pretende dialogar diretamente com esses grupos e buscar um forma de, em parceria, desenvolver mais ações que possam incluir as pessoas com deficiencia. Esse um trabalho importantíssimo que vem tendo muito destaque nos últimos anos, temos no Brasil inúmeros projetos nesse sentido com importantes resultados. No Piauí são poucas ações que apostam na arte como essa ferramenta, agora como o projeto Corpo Inclusivo temos aqui em Teresina uma referencia nesse sentido, pois a idéia do projeto é ir se fortalecendo e se consolidando com muito trabalho. O importante é que nesse projeto temos a construção de um sonho de igualdade e principalmente de respeito e oportunidades. A arte na história da humanidade sempre foi um potente instrumento de inclusão social, é também local de se levantar questões referentes a vida, sendo principalmente um lugar de lutas e protestos. Buscamos construir um projeto que seja aberto e que saiba trabalhar o coletivo, um projeto que consiga dialogar com os artistas da cidade e que busque parceiros para se fortalecer.

Buscando crescer ainda mais essa ação, os coordenadores do projeto Luis Carlos Vale e Valdemar Santos juntamente com os professores Daniel Moura e Juliana França tiveram um atividade bem especial na Associação dos Cegos do Piauí, onde apresentamos os objetivos do projeto para o público ali presente, cerca de 40 pessoas participaram da ação, ficamos sabendo nessa visita que já foi realizado alí dois projetos desse tipo, um desenvolvido pela UESPI de dança, e outro de Teatro por tanto muitos já se sentem atraídos pela idéia de fazer alguma atividade artística. Construímos um circulo e depois expondo nosso cronograma de atividades, explicando os dias e horários que cada turma funcionará e principalmente convidando as pessoas para se incluírem no projeto. Em seguida estimulamos os presentes a participar de uma atividade corporal, um aquecimento com alguns exercícios de conscientização do corpo, e pra finalizar tivemos uma aula de dança de salão. Foi uma surpresa para todos o resultado dessa ação, que nos mostrou um panorama do potencial artísticos do ser humano, ali podemos ver corpos impressionantemente disponíveis a pratica corporal, pessoas com sensibilidade e ritmo, que tem uma noção incrível de lateralidade e que se deixam contaminar pelo prazer do momento e dos movimentos. Saímos de lá com muitas impressões boas, deu pra perceber o valor e dimensão que o projeto pode alcançar.

(Valdemar Santos, idealizador do projeto)

Serviços:
Projeto Corpo Inclusivo

Aula de Dança de Salão, (Daniel Moura)
Dias e horários: Segunda e quarta 10h. sábado 9h. Aulas permanente, as inscrições poderão ser feitas nos horários das aulas.

Aula de Dança Contemporânea, (Juliana França-SP): Segunda, quarta e sexta 15h. Aulas permanentes, inscrições na hora da aula.

Local: Casa da Cultura, Praça Saraiva, Centro de Teresina. contatos: 8838 5099. 9994 1543.



Coordenação: Valdemar Santos e Luis Carlos Vale.