segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O projeto Dançando cresço e apareço foi vencedor do Prêmio Klaus Vianna de fomento a dança na edição 2009, o premio busca fortalecer as ações em dança

O projeto Dançando cresço e apareço foi vencedor do Prêmio Klaus Vianna de fomento a dança na edição 2009, o premio busca fortalecer as ações em dança pelo País e o Piauí vem ao longo dos anos conquistando o premio a cada ano. O trabalho será executado pela Escola de Dança do Teatro do Boi Nação Tremembé no período de 26 de outubro a 11 de novembro são dez coreografias sobre danças e cultura popular do Piauí dançada por cerca de 60 alunos da Nação Tremembé e será apresentado em 10 Escolas da Rede Municipal de Ensino em Teresina. As 10 escolas também receberão uma oficina de dança com os instrutores-coreógrafos: Cynthia Layana, Maurea Oliveira, Adriano Abreu, Kleo di Santis, Datan Izaká, Rejane Rios, Clea Raquel, Kiara Lima, Juliana Márcia e Luis Carlos Vale, a direção do projeto é Valdemar Santos.
A Escola de Dança Nação Tremembé é uma instituição cultural, instalada no Teatro do Boi, zona norte de Teresina e desde o ano 2000. É mantida pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, órgão da Prefeitura Municipal de Teresina, responsável pelas ações culturais do município. A Escola realiza um trabalho visando promover e incentivar a produção e divulgação das danças e cultura popular do Piauí, atendendo, atualmente, a 311 (trezentos e onze) alunos distribuídos, em 08 (oito) turmas na faixa etária de 07 a 17 anos e mais uma turma para adultos. Estes são oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo, localizadas no bairro Matadouro, em áreas circunvizinhas e alguns de outros bairros, interessados pela dança. Como pré-requisito para o ingresso na escola é necessário que os alunos estejam frequentando, regularmente, escolas do ensino formal.
O Projeto Dançando, Cresço e Apareço, pretende mostrar a riqueza do folclore piauiense, uma forma de divulgar junto ao alunado, conscientizando-os a cerca da importância dessa riqueza cultural nordestina. O projeto pretende alcançar, posteriormente, o maior número de escolas públicas. Estas são espaços de aprendizagem, espaços de educação e descobertas e a educação não pode estar separada da questão cultural. A cultura é o que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas e não podem ser ignoradas, até porque as vivências e os saberes de cada aluno é que vão construir novos saberes e gerar outros conhecimentos. Trabalhar o conceito de cultura popular numa visão contemporânea significa estudar as manifestações de forma contextualizada, isto é, saber, por exemplo, qual o significado da lenda, da roupa da festa, como é a vida daquelas pessoas fora dali, como é o cotidiano de cada uma. São questões que pontuam o projeto e devem ser compartilhadas com a escola no sentido de restaurar nos estudos da cultura popular não a eventualidade, mas o homem e sua relação, com a vida e as coisas que constrói e cria: sua cultura.

Estréia dia 26 de outubro as 18h no Teatro do Boi
Apresentações nas Escolas Municipais de 27/10 a 09/11: Dilson Fernandes; Barjas Agri; José Gomes Campos; Camilo Filho; Governador Chagas Rodrigues; Escolão do Parque Piauí; Valter Alencar; Simões Filho; Escolão do Parque Itararé; Antonio Gaioso.
Festival Nação Tremembé dias 10 e 11 de novembro no Teatro de Arena.

sábado, 3 de outubro de 2009

Piauí inova com exibição de dança online pelo MSN

O ponto mais inovador é no quesito exibição pois, o espetáculo será assistido online pelo MSN, para isso basta adicionar o e-mail: duetoembrancoepreto@hotmail.com e está online dia 05/11/09 as 20h.


Mostrar através de um trabalho de dança contemporânea um estudo sobre forças opostas, a importância de reconhecer e aceitar a diversidade, todos somos diferentes e essas diferenças causam intrigas, guerras, amor, caridade, atração. Buscamos fazer uma relação em cima das cores branca e preta, cores extremamente opostas. Abordamos questões dúbias através de forças que se completam e se repelem.



O que seria do dia sem a noite? Do certo sem o errado? Do simples sem o complexo? Do ciúme sem o desapego? Do amor sem o ódio? Do positivo sem o negativo? Um não faria menor sentido sem o outro, são forças que se complementam e se opõem. Partindo desse princípio os intérpretes-criadores Luís Carlos Vale e Valdemar Santos desenvolvem um trabalho que busca, nessas contradições, elementos para falar das relações opostas, mostrando nosso lado mais ambíguo.


O trabalho se coloca como experimento de colaboração teórica e prática, estreitando a fusão entre linguagens. Comunicando de forma harmônica e equalizando a relação entre as cores branca e preta, para isso contamos com olhar externo de Adriano Abreu que também assina figurino e cenário. Acreditamos fortalecer nossos trabalhos e também apostar em uma forma colaborativa de criação, tendência nos trabalhos contemporâneos que buscam unir cada vez mais as linguagens,

Estréia dia 05 de novembro no Teatro 4 de Setembro dentro do projeto popular 1,99. Em seguida no dia 12 e 15 de novembro se apresenta no Festival Dança Pará 2009. O ponto mais inovador do projeto é no quesito exibição pois, o espetaculo poderá ser assistido online pelo MSN, para isso basta que vc adicionar o e-mail: duetoembrancoepreto@hotmail.com e se conectar no horário do espetáculo....